Governo anuncia Operação Impacto para combater furtos e roubos na capital paulista

Ação com reforço de efetivo em diversos pontos de São Paulo será lançada na próxima terça-feira

Quinta-feira, 14/12/2023 18:34

Por Guilherme Lopes

O governo do estado anunciou nesta quinta-feira (14) a implantação da Operação Impacto em pontos estratégicos da cidade de São Paulo para coibir a criminalidade. O reforço do policiamento acontecerá em diversas regiões, como em locais de grande circulação de turistas e trabalhadores. Um dos pontos de atenção serão as avenidas Paulista e Faria Lima. 

A operação está prevista para ser lançada oficialmente na terça-feira (19). O comando de policiamento da área está na fase final de planejamento da ação. Haverá apoio de batalhões especiais, como o de Choque, para reforçar o efetivo que atuará nesses pontos da cidade.

A medida é mais um esforço da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para combater os crimes patrimoniais, como roubos e furtos. Desde o início da gestão, por meio da Operação Impacto, ações estratégicas foram desencadeadas para reforçar o patrulhamento ostensivo em locais considerados críticos, como no centro da capital paulista.

Neste ano, além do reforço pontual de policiais, o governo do estado valorizou a carreira policial, com aumento salarial de mais de 20% logo no primeiro ano da gestão. Também autorizou a contratação de mais 13 mil policiais que estão em processo de formação, ampliou os investimentos em tecnologia e monitoramento e adquiriu armas, equipamentos e novas viaturas. 

“Tudo aquilo que a gente se propôs a fazer estamos fazendo”, lembrou o governador do estado, Tarcísio de Freitas, ao detalhar o anúncio da operação. “É difícil para os profissionais de segurança pública fazer o trabalho. Você prende o ladrão de celular, por exemplo, duas, três, quatro, cinco, seis vezes e ele volta para a rua”, destacou Tarcísio de Freitas. “O que a polícia, o que o estado pode fazer em relação a isso? Endurecer com o Congresso, pedir para o Congresso providências, porque a gente precisa mudar legislação penal, a lei de execução penal”, completou.

Ações na cidade de São Paulo


Neste ano, as ações da polícia na capital paulista resultaram na apreensão de 98,8 toneladas de entorpecentes, 158% a mais que o registrado no mesmo período de 2022. O policiamento também conseguiu retirar de circulação 2,2 mil armas ilegais, 32% a mais que no ano anterior. 

“Desde o início, o nosso propósito foi combater o crime organizado, sufocando financeiramente as quadrilhas que se aproveitam da cidade de São Paulo, do estado, para lucrar com o crime”, lembrou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. “Os índices de apreensões cresceram ao longo do ano, demonstrando esse esforço da gestão", afirmou.