Trânsito | Licenciamento Eletrônico

  • Como efetuar o licenciamento eletrônico?

    Os bancos autorizados a fazer o licenciamento eletrônico são: ABN AMRO Real, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Nossa Caixa, Panamericano, Safra, Santander, Schahin e Unibanco. O IPVA poderá ser recolhido também nas Casas Lotéricas ou nas agências do Banco Postal por meio do Código Renavam. O usuário poderá utilizar os serviços disponibilizados pelos bancos via internet ou diretamente na agência bancária, efetuando o pagamento de todos os débitos e taxa obrigatória, optando por receber o documento de licenciamento em sua residência (pelo Correio), ou retirá-lo diretamente no Detran, em postos do Poupatempo ou Avançados, ou, na Ciretran; sempre após a emissão da autenticação digital, indispensável para a referida transação. Após efetuar o licenciamento eletrônico e pagar a taxa de postagem, o Correio tem cinco dias úteis para entregar o documento.

  • Como proceder se o documento não for entregue em casa?

    Se no ato da entrega não houver ninguém para receber o documento ou se o endereço estiver desatualizado no cadastro do veículo, certamente ele não será entregue. Após três tentativas de entrega, o Correio devolve o documento ao órgão onde o veículo está cadastrado. Para retirar o documento, o proprietário deve comparecer ao Detran, no Setor de Licenciamento, das 8 às 17 horas, munido com os comprovantes das taxas pagas e do documento do ano anterior. Se o veículo estiver registrado fora da Capital, deverá ir à Ciretran do município onde o veículo está cadastrado. Estão autorizados a retirar o documento: o proprietário do veículo ou procurador legal, por meio de procuração específica original, com firma reconhecida por autenticidade. Para saber sobre o documento, deve-se entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone: 0800-170110.

  • No que consiste o sistema de autenticação digital?

    A autenticação digital é um sistema do Governo do Estado de São Paulo que certifica que os débitos de IPVA, taxas, multas e DPVAT foram realmente quitados junto à instituição bancária. Tal sistema permite que o Detran, Ciretrans, postos do Poupatempo e postos avançados, pela digitação da autenticação digital fornecidas pelos bancos, liberem o sistema para emissão de CRLV e CRV, com a absoluta certeza de que não há débitos pendentes. O objetivo principal do sistema é acabar com o desbloqueio lógico, anteriormente realizado por meio de senhas de funcionários autorizados, que se utilizavam da comparação com documentos físicos de quitação, muitas vezes objeto de falsificação ou fraude.