Institucional | Instituto de Criminalística

  • Para que serve o Instituto de Criminalística (IC)?

    Subordinado à Superintendência da Polícia Técnico Científica, o Instituto de Criminalística tem por atribuição auxiliar a Justiça, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais. Esse trabalho é executado por peritos criminais, que elaboram laudos a respeito das ocorrências cuja infração penal tenha deixado algum vestígio.

  • Por que em diversos casos de repercussão a prova pericial gera tanta polêmica?

    Diversos fatores influem no resultado da perícia. Inicialmente, é necessário que o local do crime, bem como armas e demais objetos relacionados sejam devidamente preservados para a realização da perícia, ou seja, não pode e não deve haver qualquer modificação do cenário antes do exame. O tempo entre a ocorrência e o exame é outro fator que pode interferir no resultado, pois muitos vestígios sofrem acentuada ação do tempo, deteriorando-se facilmente. Outro aspecto importante é a adequação de equipamentos e tecnologia empregados. Por fim, a capacidade profissional do perito é um fator de peso na qualidade do exame.

  • Quais são as perícias especializadas realizadas pelo IC?

    O Instituto de Criminalística conta com núcleos que realizam as seguintes perícias especializadas: acidentes de trânsito, crimes contábeis, crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa, documentoscopia, engenharia, perícias especiais, identificação criminal e perícias de informática. Conta, ainda, com núcleos responsáveis por exames, análises e pesquisas, como: análise instrumental, balística, biologia e bioquímica, física, química e exames de entorpecentes. Todos os núcleos de perícias especializadas estão sediados na Capital, junto à sede do IC.