Institucional | Retrato Falado
- Atribuições das polícias (4)
- Instituto de Criminalística (3)
- Instituto médico legal (IML) (8)
- Abordagem Policial (4)
- Carreira Policial (4)
- Polícia e Comunidade (2)
- Delegacia de Defesa da Mulher (4)
- Corregedoria (2)
- Ouvidoria (1)
- Ocorrências Policiais (4)
- Investigação Policial (1)
- Retrato Falado (5)
- Apreensão de Veículo (1)
-
Para que serve um retrato falado?
O retrato falado ajuda na identificação de pessoas, por meio do relato de vítimas e testemunhas, e também de fotos e imagens que permitem estabelecer a progressão da idade ou reconstituição facial.
-
Como é feito um retrato falado?
O retrato falado é feito com o auxílio de técnicas modernas e computadorizadas constituindo assim, a arte forense. Além disso, possui um importante aspecto humanitário ao ajudar as pessoas a recriarem um acontecimento traumático, sendo utilizado como uma ferramenta eficaz nas investigações policiais.
-
Posso solicitar um retrato falado sem ter um boletim de ocorrência?
Não. O serviço atende a todos os departamentos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, podendo inclusive prestar sua colaboração a outras repartições policiais do País. Para tanto é necessária a elaboração de Boletim de Ocorrência e a instauração do Inquérito Policial.
-
Mulheres vítimas de violência têm atendimento diferenciado na hora de se fazer um retrato falado?
Nos casos de estupro e atentado violento ao pudor, em que possa ocorrer um constrangimento, o atendimento é feito por uma mulher.
-
Qual o departamento responsável pela elaboração?
É o Setor de Arte Forense da Polícia Civil. Na Capital, está instalado na rua Brigadeiro Tobias n° 527, 10° andar, no bairro da Luz, em São Paulo. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e o atendimento deve ser agendado por telefone, das 8 às 19 horas. Em casos excepcionais o setor pode ser acionado em outros dias e horários. Telefones: (11) 3227-7225 e (11) 3311-3157.