Terça-feira, 04/12/12 - 08:00

PM detém 118 pessoas durante operação em Paraisópolis

Atualizado às 8h00 de 04/12/2012


A Polícia Militar informou que 73 pessoas foram presas em flagrante, 17 adolescentes foram detidos e 28 foragidos da Justiça capturados, até as 6 horas desta terça-feira (04), durante a Operação Saturação realizada na comunidade Paraisópolis, na zona sul da Capital, que teve início em 29 de outubro.

Além das prisões, a polícia conseguiu apreenderam 21 armas ilegais, uma granada, quatro artefatos explosivos, 450 munições de diversos calibres, 59,9 quilos de cocaína, 344,4 quilos de maconha, 1 quilo de crack e 1.043 unidades de drogas sintéticas.


-----------------------------------------------------------------------------------------------


Em 29 de outubro de 2012:


A Operação Saturação da Polícia Militar na região de Paraisópolis, no bairro do Morumbi, em São Paulo, começou por volta de 5 e meia da madrugada de segunda-feira (29) transcorreu sem problemas. A tropa do Comando de Choque ocupou a área e fez bloqueios em várias ruas de acesso à favela. Veículos que saiam foram parados para averiguação, bolsas e mochilas foram abertas para serem revistadas. A população colaborou.

O secretário da segurança pública, Antonio Ferreira Pinto, esteve no local. Ele falou aos jornalistas e fez questão de visitar a área para ver de perto a operação. Ferreira disse à imprensa que os principais objetivos são combater o tráfico de drogas, que "está crescendo muito no estado", e aumentar a sensação de segurança dos habitantes, coibindo roubos e furtos.

Os primeiros resultados começaram a aparecer na manhã de segunda-feira 29). 100 tijolos de maconha e 5 recipientes de cocaína foram apreendidos. Um homem foi preso por portar 3 carregadores de munição ".40", ele ainda foi encontrado com um fuzil e um tablete de maconha. Outro homem foi preso numa motocicleta roubada, dois outros por porte ilegal de arma, pois carregavam um revólver calibre 38 e uma pistola, além de munição calibre 380. Todas as ocorrências foram levadas para a Central de Flagrantes 1A da 3ª Seccional.

Para ouvir a entrevista do secretário Antonio Ferreira Pinto, clique:
http://soundcloud.com/seguranca-publica-sp/ferreira-pinto-fala-sobre-a

Para ver mais fotos da operação, clique:
http://www.flickr.com/photos/segurancapublicasp/sets/72157631881155005/

(Adriano Moneta)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Polícia Militar iniciou na madrugada de segunda-feira (29 de outubro) uma Operação Saturação na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Mais de 500 policiais participam da ação.

O objetivo da operação, que vai se estender por vários dias, é o de prevenção e combate ao crime. O trabalho visa a redução do furtos e roubos na região, a apreensão de armas, drogas, a desmobilização de pontos de tráfico de entorpecentes e, como consequência, aumentar a sensação de segurança da população de Paraisópolis, que tem cerca de 80 mil habitantes.

A operação utiliza policiais do Batalhão de Choque e do 16º Batalhão de Polícia Militar. São 100 carros, 2 caminhões, 28 motocicletas da Rocam, 8 cães e 60 cavalos, além de um helicóptero águia.

A Operação Saturação visa ocupar toda a área de 800 mil metros quadrados da Paraisópolis. Tecnicamente, ela está dividida em quatro eixos. Haverá operações de bloqueio de área em 12 pontos.

Também serão feitas ações de rondas ostensivas com motocicletas e ações combinadas de presença em diversos pontos da Favela, que foi mapeada de acordo com os pontos de maior incidência criminal.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública


Compartilhar em: