Quinta-feira, 18/03/10 - 20:47

140 PMs começam Curso Superior Técnico em Rio Preto

O Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), sediado em São José do Rio Preto – distante 440 quilômetros da Capital – recebeu, nesta quinta-feira (18), 140 soldados PM 2ª Classe para frequentarem o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

O corpo docente do CPI-5, composto de militares e civis credenciados, capacitados e habilitados profissionalmente, estará encarregado de formar esses novos soldados, que terão em sua grade curricular disciplinas como: Direitos Humanos; Direito Penal; Direito Penal Militar; Direito Civil; Juizado Especial Criminal; Psicologia; Comunicação e Expressão; Medicina Legal e Criminalística; Princípios e Fundamentos de Qualidade Total; Legislação Organizacional e Institucional; Policiamento Ostensivo; Doutrina de Polícia Comunitária; Pronto-Socorrismo, dentre outras, que perfazem mais de 23 matérias.

Por força da Lei Federal n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, regulamentada pela Lei Complementar n° 1036, de 11 de Janeiro de 2008, e pelo Decreto n° 54.911, de 14 de Outubro de 2009, a Polícia Militar, desde 2009, teve seu Curso de Soldados elevado à condição de Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

O curso é destinado a qualificar tecnicamente o soldado PM, para análise e execução, de forma produtiva, das funções próprias de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, em conformidade com a filosofia que norteia a polícia comunitária, além de outras atribuições definidas em lei.

Com a conquista dessa elevação, a Polícia Militar do Estado de São Paulo é a primeira polícia do Brasil a preparar seus integrantes como técnicos em segurança e ordem pública. Agora, todos os cursos da PM paulista são de nível superior, dividindo-se em Técnico e Tecnólogo ao quadro de praças, e de bacharel em Ciências Policiais aos oficiais da corporação.

Ao término do curso, esses 140 novos soldados PM serão classificados e distribuídos para prestarem serviços em diversas unidades do Estado, com intuito de preencher claros existentes, inclusive na região de São José do Rio Preto.

Seção de Comunicação Social do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5)


Compartilhar em: