Assessoria de Comunicação, Imprensa e Cerimonial

A Assessoria de Comunicação, Imprensa e Cerimonial, formada por jornalistas e relações públicas, coordena as ações de interface com as redações e jornalistas de rádio, televisão, jornais, sites e revistas do estado, do país e internacionais, divulgando as políticas públicas de segurança implantadas pelo governo paulista. Além disso, organiza e acompanha eventos e zela pela imagem tanto da Secretaria da Segurança Pública, quanto do titular da pasta e seus subordinados.

A equipe conta com profissionais preparados para o atendimento à mídia e o acompanhamento do secretário e de seu adjunto em atos internos e externos e ainda faz a ponte entre eles e a mídia. Conta, ainda, com núcleos de atendimento à imprensa, e de assuntos institucionais, que elabora textos e confecciona informativos sobre segurança pública para o secretário e para o governador do estado.

SITE - Uma equipe de jornalistas mantém sempre atualizado o site www.ssp.sp.gov.br, que oferece uma série de serviços on-line para os cidadãos, além de conteúdo institucional e uma Agência de Notícias, com informações sobre políticas públicas de segurança, ações da pasta e das polícias Civil, Militar, Técnico Científica e do Detran. O site oferece, ainda, sistema de busca por palavra chave e Banco de Imagens sobre fatos relevantes.

INFORMATIVOS - O setor elabora dois Informativos, o do governador, cujas informações são utilizadas em agendas públicas no interior e na capital e o do secretário da Segurança Pública. Com informações relevantes sobre os eventos dos quais participa, o secretário também recebe dados atualizados dos indicadores criminais, dos contingentes policiais e da infra-estrutura.

EVENTOS - Os eventos da Secretaria da Segurança Pública são organizados e realizados pela equipe de Cerimonial, que também acompanha o titular da pasta e seu adjunto em compromissos relevantes; capta informações que municiam o titular da pasta nos eventos, elaborando roteiros, indicando as personalidades presentes e fornecendo dados técnicos. A equipe de profissionais do Cerimonial também atende usuários do site, que encaminham e-mails para a SSP, e remete as solicitações e comentários aos setores envolvidos; atende universitários com demandas educacionais e, ainda, apóia produções de cinema e de novelas, e comerciais de tevê. Todo o trabalho é desenvolvido em conjunto com as equipes dos cerimoniais das polícias Civil, Militar, Técnico-Científica e Detran, e é interligado diretamente ao cerimonial do Palácio dos Bandeirantes.

CLIPPING - Diariamente, e nos 365 dias do ano, a Assessoria de Comunicação, Imprensa e Cerimonial elabora o Clipping de Notícias da Pasta, com as notícias publicadas nos principais jornais. O produto digitalizado fica disponível na intranet e é entregue na versão impressa para os gabinetes do secretário, secretário adjunto, delegado geral de polícia, comandante da Polícia Militar, superintendente da Polícia Técnico-Científica, além de assessores e principais gestores da segurança pública.