Fale Conosco

Perguntas Frequentes

Institucional | Carreira Policial

  • Como posso ingressar na carreira policial?

    Polícia Militar - O ingresso como soldado da Polícia Militar é feito por meio de concurso público, divulgado em edital publicado no Diário Oficial do Estado, e depende da existência de vagas nas organizações policiais militares. O concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PM ocorre anualmente e as provas são realizadas pela Fuvest. Polícias Civil, Técnico-Científica e Detran - Os concursos públicos para as carreiras policiais civis ocorrem periodicamente, mas dependem da existência ou criação de vagas e de autorização governamental, bem como da divulgação do edital no Diário Oficial do Estado. Estes concursos são realizados em duas fases eliminatórias e sucessivas: prova escrita (teste) e prova oral. Apenas o concurso para delegado conta com três fases: provas escrita (teste), dissertativa e oral. Após a aprovação, o candidato é nomeado e deve freqüentar e ser aprovado em curso de formação da Academia de Polícia Civil.

  • Quais são os requisitos para ingressar na carreira policial civil?

    1. Agente de Telecomunicação: ensino médio (2° grau) concluído.
    2. Agente Policial: ensino médio (2° grau) concluído.
    3. Atendente de Necrotério: ensino fundamental (1° grau) concluído.
    4. Auxiliar de Necropsia: ensino médio (2° grau) concluído.
    5. Auxiliar de papiloscopista: ensino fundamental (1° grau) concluído.
    6. Carcereiro: ensino fundamental (1° grau) concluído.
    7. Delegado de Polícia: curso superior de Direito
    8. Desenhista Técnico-Pericial: ensino médio (2° grau) concluído.
    9. Escrivão de Polícia: ensino superior.
    10. Fotógrafo Técnico-Pericial: ensino médio (2° grau) concluído.
    11. Investigador de Polícia: ensino superior.
    12. Médico Legista: curso superior de Medicina
    13. Papiloscopista: ensino médio (2° grau) concluído.
    14. Perito Criminal: curso superior

  • Quais os requisitos para ingressar na carreira, como soldado da Polícia Militar?

    O candidato deve ser brasileiro e possuir certificado de reservista de 1ª ou 2ª categorias ou o certificado de dispensa de incorporação ou isenção do serviço militar. Praças engajados nas Forças Armadas devem apresentar autorização por escrito de seus respectivos comandos para prestarem o concurso. É preciso ter entre 18 e 30 anos (apurados no ato da inscrição), não registrar antecedentes criminais, ter concluído o ensino médio (2° grau), e altura mínima de 1,65m. Se o candidato for servidor público não pode ter respondido a processos administrativos, cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com a função de policial militar. Deve, ainda, estar em perfeitas condições para o teste de aptidão física.

  • Quais os requisitos para ingressar na carreira policial militar como Aluno Oficial?

    O candidato deve ser brasileiro, ter no máximo 26 anos (completados até 31 de dezembro); altura mínima de 1,66m (homem) e 1,60m (mulher); ser solteiro; ter concluído o ensino médio (2° grau), além de não registrar antecedentes criminais. Os homens devem, ainda, ter cumprido com as obrigações militares.