Fale Conosco

Perguntas Frequentes

Estatísticas | Interpretação e sazonalidade

  • Qual a forma correta de fazer uma comparação estatística?

    A comparação estatística deve ser feita de forma sazonal. Portanto, o primeiro trimestre de um ano deve ser comparado sempre com o mesmo período do ano anterior ou posterior. O mesmo deve ser feito com as comparações mensais, semestrais, anuais, e assim por diante.

  • Por que a comparação de dados estatísticos deve ser sazonal?

    Porque os índices criminais estão sujeitos às variações cíclicas, sazonais e irregulares. No verão, por exemplo, os dias são mais longos e as pessoas vão mais às ruas, aumentando as oportunidades para o cometimento de crimes. Nas férias as pessoas viajam e deixam as casas desprotegidas, facilitando os arrombamentos. Os acidentes nas estradas também aumentam no período das férias, e assim por diante. Ou seja, a passagem do tempo não é linear, pois implica em mudanças climáticas, alteração das atividades sociais e econômicas, favorecendo ou inibindo a ocorrência de determinados crimes. Em outras palavras, existem diversas situações e fatores ligados ao calendário anual, que explicam o motivo de a criminalidade aumentar ou cair, sistematicamente, em certos momentos. Portanto, a recomendação da CAP é de que se compare, sempre que possível, os períodos equivalentes de tempo: 3º trimestre de 2008 com o 3º trimestre de 2007; o primeiro semestre de 2008 com o mesmo período de 2007 etc.

  • Quais as modalidades consideradas como crimes violentos?

    Crimes violentos é a somatória simples de homicídios dolosos, latrocínios, roubos, estupros e extorsão mediante seqüestro.