Ações de Segurança

Segurança pública nas regiões

Gabinetes reúnem prefeituras, policias e outros órgãos com o objetivo de estimular ações locais

Os Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) são grupos regionais formados para discutir políticas de segurança, com objetivo de estimular ações de prevenção e combate ao crime.

O gabinete integra membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, prefeituras, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

Entre as principais medidas discutidas pelo grupo está a implantação de sistemas de videomonitoramento em diversas regiões do Estado. O grupo também discute medidas como o acesso das prefeituras ao Infocrim (banco de dados das ocorrências da Polícia Militar), além de planejar ações educativas e de prevenção, como programas e ações socioculturais, esportivas e de lazer.

Pelo Estado

Os gabinetes foram criados a partir de resoluções conjuntas entre a SSP e a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM). O primeiro Gamesp instalado foi na Região Metropolitana de Campinas, em fevereiro de 2013.

Em maio do mesmo ano, foi criado o gabinete para as 39 cidades da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Dois meses depois, o Gamesp Baixada Santista e Vale do Ribeira foi instalado.

O gabinete do Aglomeração Urbana de Jundiaí e o da Grande São Paulo foram criados em setembro de 2013.

Os últimos foram Sorocaba e Piracicaba.

Última atualização: 01/10/2015